quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Jornada do Louco IV

IV - O Imperador

Conhecendo sua mãe, ele vai agora para seu pai terreno, O Imperador (4). Assim como A Imperatriz é a maternidade, O Imperador é a paternidade. O Imperador mostra ao louco a autoridade. O Louco sai dos braços protetores de sua mãe terrena e percebe que no mundo existem regras e estruturas que devem ser respeitadas. Agora O Louco percebe que nem tudo é da forma que ele quer. Então O Imperador da direção para ele, e então o louco sai do mundo dos instintos inconscientes e aprende a enfrentar a vida, sozinho.

Texto: Isabella Batista

O Arcano da Autoridade, da Paternidade e da Obediência
Sentado num trono com as pernas cruzadas, um homem coroado é visto de perfil. Em sua mão direita traz um cetro que termina por um globo e pela cruz, enquanto a outra mão segura o cinto.
No primeiro plano, à direita, um escudo com a imagem de uma águia parece apoiar-se no chão.
Um colar amarelo prende uma pedra (ou um medalhão) de cor verde. A coroa se prolonga extraordinariamente por detrás da nuca.
O trono, uma cadeira em cujo braço esquerdo se apoia o Imperador, repousa — como a mesa do Arcano I — sobre um terreno aparentemente árido, do qual brota uma solitária planta amarela.
Ao contrário do emblema da Imperatriz, a águia do Arcano IV olha para a esquerda. O desenho das águias, por outro lado, difere notavelmente num e noutro caso.

Significados simbólicos
O poder, o portal, o governo, a iniciação, o tetragrama, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base. Proteção paternal.
Firmeza. Afirmação. Consistência. Autoridade. Poder executivo. Influência saturnina-marciana. Concretização, habilidades práticas, ordem, estabilidade, prestígio.

Interpretações usuais na cartomancia
Direito, rigor, certeza, firmeza, realização. Energia perseverante, vontade inquebrantável, execução do que está resolvido. Protetor poderoso.
  1. Mental: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário.
  2. Emocional: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.
  3. Físico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva.
  4. Desafios e sombra: Resultados contrários ao pretendido, ruptura do equilíbrio. Queda. Perda dos bens, da saúde ou do domínio sobre coisas e seres. Oposição tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversário obstinado; assunto contrário aos interesses. Autodestruição, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo.
Fonte: Clube do Tarô

Participe: Grupo de Estudos
Conheça nossa Loja: Elo7 - Bosque do Cervo
'Este texto é de autoria própria e fica proibida sua cópia, total ou parcial, sem autorização'

Nenhum comentário:

Postar um comentário