segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A Jornada do Louco IX

IX - O Eremita

Aprendida a primeira lição, O Louco passa para a outra lição moral representada pela carta do Eremita (9). Nela O Louco passa a se perguntar sobre o mundo espiritual com a necessidade de entender o sentido da vida. Assim O Louco passa a olhar para seu interior e busca entender os seus próprios sentimentos. Para isso ele busca momentos de solidão. A lição aprendida pelo Louco nesta carta é a Lição do tempo. Ele percebe as limitações da vida material e aprende a ser sábio na solidão.




O Arcano da Consciência, do Iniciado



O Eremita ou Ermitão (IX) é representado por um homem, de pé, tem na mão esquerda um bastão que lhe serve de apoio, enquanto que com a direita levanta uma lanterna até a altura do rosto. Está representado de três quartos, com o rosto voltado para a esquerda. Veste uma grande túnica e um manto azul com o forro amarelo. Seu capucho, caído sobre as costas, parece continuar a túnica e é arrematado por uma borla amarela.
A lâmpada, aparentemente hexagonal, tem apenas três de seus lados visíveis, sendo o central vermelho e os restantes amarelos.
O fundo da gravura é incolor, e o chão de um amarelo estriado de listas negras, muito semelhante ao reverso do manto.

Significados simbólicos
O Iniciado, o buscador incansável. Sabedoria, iluminação, estudo, autoconhecimento.
Meditação, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliação da vida e dos objetivos.
Concentração, silêncio. Profundidade.
Prudência. Reserva. Limites. Influência saturnina.

Interpretações usuais na cartomancia
Austeridade, moderação, sobriedade, discrição. Médico experiente, sábio que cala seus segredos. Celibato. Castidade.
  1. Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.
  2. Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir.
  3. Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas.
  4. Desafios e sombra: Obscuridade, concepção falsa de uma situação. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depressão, recusa de relações. Ritualismo. Mutismo, circunspecção exagerada, isolamento, caráter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador. Taciturno. Obssessivo.
Fonte: Clube do Tarô

Participe: Grupo de Estudos
Conheça nossa Loja: Elo7 - Bosque do Cervo
'Este texto é de autoria própria e fica proibida sua cópia, total ou parcial, sem autorização'

Nenhum comentário:

Postar um comentário