quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Jornada do Louco XII

XII - O Enforcado


Então O Louco segue o fluxo da vida. Ele percebe como as coisas estão diferentes e ele passa a aceitar o sofrimento que a vida possa exigir dele. Ele está agora na carta O Enforcado (12). Quem o vê acha que ele está em um completo sofrimento. Mas ele está livre de pressões e de urgências. O Louco agora está em completa paz e serenidade. Assim, respondendo ao desafio do giro da roda, ele se sacrifica por um bem maior e agora ele tem esperanças para uma vida melhor.



O Arcano da Fé, da aspiração Espiritual

Um homem está suspenso, pelo pé, numa trave de madeira que se apoia em duas árvores podadas. Os dois suportes são amarelos e cada um conserva seis tocos da poda, pintados de vermelho; terminam em forquilha, sobre as quais repousa o pau superior. São verdes as duas bases das quais nascem as árvores da provação, e nos quais brotam plantas de quatro folhas. A corda curta que suspende o homem desce do centro da barra transversal. 
O personagem veste uma jaqueta terminada em saiote marcado por duas meias-luas, à direita e à esquerda, que podem ser bolsos. O cinto e o colarinho da jaqueta são brancos, assim como os dez (ou nove) botões – seis acima e quatro (ou três) abaixo da cintura.
A cabeça do Enforcado encontra-se no nível da base das árvores. Suas mãos estão ocultas atrás da cintura. Naturalmente, a perna pela qual está suspenso – a esquerda – permanece esticada, enquanto que a outra está dobrada na altura do joelho, cruzando por trás a perna esquerda.

Significados simbólicos
Abnegação. Aceitação do destino ou do sacrifício. 
Provas iniciáticas. Retificação do conhecimento. Gestação. Exemplo, ensino, lição pública.

Interpretações usuais na cartomancia
Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submissão ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifício pessoal. Ideias voltadas para o futuro. Semente.
Mudança de vida, iniciação, abertura espiritual, sacrifício por algo valioso. Paz interior, nova visão do mundo.
  1. Mental: Possibilidades diversificadas, flutuações. Indica coisas em processo de amadurecimento; não define nem conclui nada.
  2. Emocional: Falta de clareza, indecisão, particularmente no campo afetivo.
  3. Físico: Abandono de algumas coisas, renúncias, projetos duvidosos. Impedimento momentâneo para a ação. Um assunto iniciado é abandonado e só poderá ser resolvido através de uma ajuda. Do ponto de vista da saúde: transtornos circulatórios.
  4. Desafios e sombra: Êxito possível, mas parcial, sem satisfação nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental.

Reticências, planos ocultos. Resoluções acertadas, mas que não se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas não cumpridas, amor não correspondido.
Impotência. Perdas. Autorrenúncia, passividade. Risco de bons sentimentos serem desviados para ações condenáveis.

Fonte: Clube do Tarô

Participe: Grupo de Estudos
Conheça nossa Loja: Elo7 - Bosque do Cervo
'Este texto é de ia própria e fica proibida sua cópia, total ou parcial, sem autorização'

Nenhum comentário:

Postar um comentário