sábado, 12 de dezembro de 2015

A Jornada do Louco XXI

XXI - O Mundo

Após esta grande jornada introspectiva o Louco retorna ao Mundo (21), mas agora com uma compreensão muito mais ampla e completa de si mesmo, pois ele passou por todas as partes do seu eu para alcançar a plenitude. Agora o Louco vive a experiência de estar completo, com felicidade e realização. O Mundo é o fim da jornada do Louco, que agora vê que pode prosperar em tudo na sua vida com muita plenitude. Mas também é o início de uma nova jornada, pois o Louco continuará a crescer e a mudar a cada nova descoberta e redescoberta.
Assim a jornada épica do Louco termina onde se iniciou, pois o Mundo mostra o futuro potencial da personalidade que leva ao nascimento do Louco. Foi um longo ciclo, mas o Louco já está pronto para uma nova jornada que o levará a uma maior compreensão sobre si mesmo e o mundo a sua volta. E assim o grande ciclo da vida se reinicia e o Louco está pronto para viver mais uma roda de experiências, realizações e auto-conhecimento.

Texto: Isabella Batista



O Arcano da Alegria e da Celebração da Vida

Dentro de uma grinalda amendoada dança uma personagem nu, coberta só parcialmente por um véu que desce do seu ombro esquerdo; na mão do mesmo lado traz uma vareta. Nos cantos da carta, quatro figuras evocam a representação simbólica tradicional dos evangelistas: anjo, águia, leão e touro (embora este último pareça mais um cavalo).
A grinalda está formada de folhas simples e oblongas (no Tarô de Marselha da editora Grimaud, as folhas do terço superior são amarelas, as do meio vermelhas e as da parte inferior azuis); está amarrada, em cima e embaixo, por laços vermelhos em forma de xis.
Dentro do espaço ovulado que a grinalda limita – com o pé direito pousado sobre um suporte vermelho (ou amarelo) e a perna esquerda dobrada por trás do joelho direito – está a personagem que parece dançar. Sua cara poderia ser masculina, mas tem seios de mulher; o véu curto que o cobre tapa justamente o seu sexo. Em uma mão leva a vara, na outra um objeto indeterminado.
No ângulo superior direito da carta há uma águia, a cabeça aureolada por um círculo vermelho, olhando para a esquerda; no ângulo oposto, um anjo olha para baixo.
Nos ângulos inferiores se vê, à direita, um leão amarelo com auréola rosada, representado de frente; à esquerda, uma espécie de cavalo, o único dos quatro sem auréola. Este último animal, que é visto de três quartos, olha para a frente e para a esquerda. Tanto o leão como o cavalo parecem dotados de asas de composição semelhante às folhas da grinalda.

Significados simbólicos
Finalização, realização. Recompensa. Apoteose. 
Encontrar o próprio lugar no mundo. Centralizar-se.
Alegria de viver. O sensível, a carne, a vida transitória. O equilíbrio inspirado.

Interpretações usuais na cartomancia
Sorte grande, êxito completo. Coroamento da obra, finalização de um processo. Força decisiva. Circunstâncias muito favoráveis, meio propício. Integridade absoluta. Contemplação envolvida.
Êxtase. Alegria, reconhecimento, riqueza.
Representa o elemento feminino. É uma carta de caráter muito individual.
  1. Mental: Grande poder da mente. Tendência para a perfeição. Magistério mental e psíquico.
  2. Emocional: Significa elevação do espírito, sentimentos amorosos no sentido altruísta, sem egoísmo nem sensualidade. Amor à humanidade, tarefas sociais a cumprir. Sentimentos guiados pelo desejo de aperfeiçoar tudo que se faz. Para os artistas: inspiração abundante.
  3. Físico: Experiência rica. Atividades sólidas e brilhantes. Êxito em níveis não transcendentes (mundanos, transitórios). Boa saúde.
  4. Desafios e sombra: Fracasso. Processo que afeta os sentimentos. Sacrifício por amor. Obstáculo formidável. 

Ambiente hostil, todos estão contra. Disposições mundanas. Dispersão, distração. Incapacidade para se concentrar. Grande revés da sorte, ruína. Desconsideração social.


Fonte: Clube do Tarô

Participe: Grupo de Estudos
Conheça nossa Loja: Elo7 - Bosque do Cervo
'Este texto é de ia própria e fica proibida sua cópia, total ou parcial, sem autorização'

Nenhum comentário:

Postar um comentário