sexta-feira, 15 de julho de 2016

Purificação dos Cristais

Purificação dos Cristais

Os Cristais são instrumentos importantíssimos criados pelas mãos habilidosas dos elementais da Terra e gerados no útero da própria Natureza. E com sua energia, vibração e beleza, assumem um papel tanto físico quanto energético em nossa prática mágica em geral.
Mas como outros instrumentos, merece cuidados apropriados, vamos tratá-los como as Ervas: Têm grandes variedades, tipos, formas, cores e usos, com algumas não fazemos chá, outras não viram incensos e muitas não são tocadas ou consumidas. Os Cristais tem cada um sua forma de usar e cuidar.
Os cuidados com os Cristais podem se resumir em 3 processos: Purificação, Energização e Programação. Neste texto falaremos sobre o primeiro processo.

Purificação, o que é?
A Purificação é uma técnica usada para descarregar energeticamente o Cristal e deixá-lo sem interferências de energias externas, seja positiva ou negativa. Deste modo ele fica 'neutro' esperando ser depois energizado com sua vibração pura e predeterminada pela Natureza.
Porque temos que Purificar?

Os Cristais atuam em grande maioria como filtros de energias, seja guardando ou transmutando ou distribuindo, logo, parte dessas energias ficam 'presas' em seu interior. Com a Purificação correta, garantimos que o Cristal viva para a eternidade funcionando do modo que foi determinado em sua criação. Caso a limpeza não seja realizada, o Cristal pode fisicamente rachar, quebrar e até mesmo saltar de suas mãos ou mesmo de locais seguros para então cair no chão e dispersar esta energia acumulada, resultando em um Cristal em pedaços.
Com que frequência devemos Purificar?
Isso vai depender de Cristal para Cristal, mas o ideal é que seja sempre após o uso, quando em ritos. E em períodos de uma Purificação por Lunação(a cada 29 dias) quando usado como acessório ou mesmo decoração de ambiente e altares. E sempre que sentirmos ele pesado, quando estão muito carregados e já prontos para rachar, costumam parecer mais pesados que o normal quando pegamos na mão.
Qual o melhor momento para Purificar?
Lua Minguante, o melhor momento é o Quarto Minguante, quando a energia da fase esta mais forte.


E por quais meios que podemos Purificar um Cristal?
Ai entra a parte difícil, pois é comum (porém erradíssimo) o povo indicar e usar o Sal-Grosso, Água e outros elementos que podem e vão literalmente matar seu Cristal, e em alguns casos há riscos a você também. Vamos ver algumas técnicas eficazes de se Purificar um Cristal.
Nos casos abaixo é importante usar os fluxos de energia do nosso corpo no momento da técnica.
Quando for colocar o Cristal, use sua mão receptiva e quando for recolher use sua mão de poder(geralmente é caracterizada como a mão que usa para escrever).

  1. Terra
    : Purifica e Energiza. O útero dos Cristais. Coloque-os em contato com a Terra, pode enterrar ou somente repousá-los sob o jardim ou um vaso de plantas, mas cuidado para crianças e animais não pegarem para brincar ou comer.
    Tempo: O ideal é uma Lunação completa, começando no primeiro dia de Lua Minguante e recolhendo na noite de Lua Cheia. Porém em um período de 24h a Terra já Purificou e Energizou o Cristal com sua Vibração Natural.
    Riscos: Zero, desde que estejam seguros do Sol e da Chuva.
    Obs: Pedras Negras devem ser colocadas longe de plantas mais sensíveis como Flores.
    Indicado para: Todos os tipos de Cristais.
  2. Carvão:
    Purifica. O Carvão é conhecido por absorver impurezas, tanto físicas quando energéticas, agindo como uma esponja. Coloque-os sob o Carvão.
    Tempo: O ideal é 13 dias seguidos de Lua Minguante, mas em 7 dias já esta totalmente limpo.
    Riscos: Zero, desde que não use em Cristais com porosidade.
    Obs: Use Carvão em pedaços e não em pó.
    Indicado para: Cristais não-porosos.


  3. Cristais Especiais: Purifica e Energiza. Assim como no caso da Terra, basta colocá-los junto ao Cristal Especial. Estes são Autolimpantes, ou seja, não necessitam de que os purifiquemos.
    Os Cristais Especais: Devolvem ao Cristal sua vibração correta e natural, tirando as influências energéticas presas neles. Pode-se guardar estes junto aos Cristais para mantê-los sempre em bom estado físico e energético. -São bons com amuletos e talismãs-
     
    - Citrino e Ametista: 7 dias para completar a purificação e energização. Ideal para o grupo dos Quartzos.





     
    - Selenita: 12 dias para completar a purificação e energização. Ideal para todos os tipos.





     
    - 'Pedra de Rio': Aquelas 'pedrinhas', geralmente desvalorizadas e pouco desejadas são ideais para a purificação e energização de outros Cristais e até para plantas e ambientes. 3 dias para completar a purificação e energização. Ideal para todos os tipos.




     
    - Basalto: Este somente purifica. Assim como o Carvão, ele absorve impurezas. 7 dias para completar a purificação. Ideal para todos os tipos.






     
    - Concha do Mar e Coral: (Não é Cristal, mas vale) 24 horas para completar a purificação e energização. Ideal para todos os tipos. Dica: Coloque-os dentro e feche a concha como se o Cristal fosse uma Pérola.




     
    - Círculo de Quartzo: Faça um Círculo com Cristais de Quartzos Transparentes já purificados e energizados, e no centro coloque o Cristal a ser Purificado. Programe o Círculo para agir como um aspirador de energias que não pertençam naturalmente ao Cristal que esta dentro dele, deixando somente a energia natural, fazendo com que ele fique energizado. 24 horas para completar a purificação e energização. Ideal para todos os tipos.
     
    - Drusas e Geodos: De qualquer Cristal. Drusas são Cristais que ainda possuem sua Raiz de Rocha de onde nasceram, e sua conexão com a sua Terra de origem não foi cortada. Geodos são formações que possuem também as Raízes e também um formato de caverna em seu interior. Colocando os Cristais acima das Drusas ou no Interior dos Geodos, estamos devolvendo um pouco do contato dele com uma Raiz de Rocha, o que é ideal para uma purificação e energização. 7 dias para completar a purificação e energização. Ideal para todos os tipos.
    Riscos: Zero, só cuidado com a Selenita, ela é bem sensível e se desmancha fácil. E cuidado para não prender a mão dentro de um Geodo -experiência própria kkk-
  4. Incenso:
    Neste momento, purifica somente. Acenda um incenso ou um Ramo de Ervas Secas com propriedades de banimento e purificação, espere uns momentos para a fumaça envolver o local(melhor no Altar). Pegue o Cristal com sua Mão Receptiva(a mão de proteção, por onde recebe energia) e gire o Cristal em volta do Incenso por cinco vezes em sentindo anti-horário. Em cada volta você vai visualizar a energia deixando o Cristal e indo embora na fumaça e retornando ao Universo/Natureza, para então ser transmutada. Repouse o Cristal em frente ao Incenso e deixe-o ali até que o Incenso acabe.
    Risco: Zero, tomando cuidado somente para a mão não tocar na brasa do Incenso.
    Obs: Sentido anti-horário porque estamos banindo as energias. 5 voltas para representação e pedido de purificação pelos 5 elementos.
    Indicado para: Todos os tipos de Cristais.
    Ervas Indicadas: Pimentas, Mentas, Arruda, Sete-Ervas, Canela, Mirra, Sálvia-Branca, Cedro, Lavanda, Junípero, Olíbano, Copal, Rosas Brancas.
  5. Água
    : Chuva, Lago, Nascente ou mesmo um Aquário Natural. Simplesmente lava-se os Cristais pedindo que a água leve todas as impurezas.
    Tempo: Alguns minutos.
    Risco: Muitos Cristais jamais devem ser molhados porque podem ocorrer reações químicas que podem liberar substâncias tóxicas para nós ou se dissolverem facilmente.
    Indicado para: Cristais livres de(que não contém) Porosidade, Metais e/ou substâncias solúveis/reagentes em água.
  6. Chá
    : Seguindo os cuidados com a Água citados acima, prepara-se um Chá bem concentrado com Ervas e lava-se o Cristal despejando o chá em cima e deixando que ele leve todas as impurezas com ele.
    Tempo: Alguns minutos.
    Risco: Não usar Chá quente. Muitos Cristais jamais devem ser molhados porque podem ocorrer reações químicas que podem liberar substâncias tóxicas para nós ou se dissolverem facilmente.
    Ervas Indicadas: Pimentas, Mentas, Arruda, Sete-Ervas, Canela, Mirra, Sálvia-Branca, Cedro, Lavanda, Junípero, Olíbano, Copal, Rosas Brancas.
  7. Pentáculo
    : O Pentáculo(de metal, madeira ou mesmo pedra) ajuda na Purificação e Energização de muitos instrumentos, entre eles, os Cristais. Basta colocar o Cristal dentro ou acima do Pentáculo e fazer os movimentos do Pentagrama(sem o círculo obviamente) em sentido anti-horário em cada uma das pontas com a mão(pode ser usado um Incenso ou o Athame).
    Tempo: O tempo que durar os 5 pentagramas.
    Risco: Zero
    Obs: É legal saber qual o elemento regente do Cristal e começar a desenhar os pentagramas em anti-horário a partir dele, isso intensifica a purificação para o tipo de Cristal.
  8. Sal
    : Sal, Sal-Grosso, Sal-Marinho, Sal-Negro...vale pra todos. Ele purifica tão intensamente o Cristal que vai deixá-los estéreis, ou seja, vai apagar tão forte suas energias que vão deixá-los sem função, sem uso e sem vibração. Além deste perigo, existe o físico onde o Sal pode penetrar o Cristal e ir aos poucos, imperceptivelmente corroendo os Cristais de dentro para fora, tornando-os frágeis e quebradiços. Além disto ocorre os perigos de reações químicas com as substâncias do Cristal com as do Sal. 
    Risco: Total.Indicado para: Não indico para nenhum tipo.


Outras dúvidas recorrentes:
O tamanho do Cristal interfere em seu funcionamento? 
Jamais, desde que bem purificado, energizado e programado, ele pode ser de qualquer tamanho, desde um simples brinco até uma banheira. A Energia e Vibração será a mesma, com mesmos efeitos e intensidade.

Tem diferença entre Bruto, Rolado e Lapidado?
Sim, uns foram mais alterados e manipulados que os outros, mas como na resposta acima, desde que bem tratados, não haverá diferenças em questão de energias(ao menos que nos lapidados, usa-se formas ou figuras que podem atrapalhar no simbolismo).

Outra pessoas podem tocar nos meus Cristais?
Melhor não, trate seus cristais como parte de você, uma parte intima de seu corpo, mente e essência. Não é legal deixar que outras pessoas nos toquem e nos passem energias estranhas.

Cristais Tingidos, Queimados, Banhados e Resinas Sintéticas tem o mesmo valor de um Cristal Natural?
Jamais, estes foram tão alterados em sua forma, essência e componentes que são classificados como ''mortos''. Sua vibração e energia foram perdidas para sempre. E as Resinas sintéticas, menos ainda, estas nunca possuíram qualquer energia ou vibração antes. -Fica apenas pra decoração, fora do altar-.
Sol e Lua são bons para os Cristais?
Sim e não. Depende do Cristal e é bom saber antes de tentar.
Cristais podem quebrar e/ou descolorir no Sol, já Pedras, aguentam bem. E tirando essa parte física, é bom observar a energia também, uma pedra com energia Lunar, não iria gostar de um Banho de Sol. E uma com energia Solar, não iria gostar de um Banho de Lua. Devemos juntar a parte física e energética para sabermos se poderíamos expor ao Sol ou a Lua, por exemplo, um Citrino é um Cristal Solar, porém por ser um Cristal, perderia fácil sua coloração amarelada ao Sol, logo não devemos expô-lo ao Sol, mesmo tendo uma energia Solar.

Fiquem ligados que logo mais tem sobre Energização e depois sobre Programação. Além de dicas e listinhas bacanas de Cristais que devemos ter sempre á mão.



Texto e Imagem: Henrique Barbosa
Participe: Grupo de Estudos
Conheça nossa Loja: Elo7 - Bosque do Cervo
'Este texto é de ia própria e fica proibida sua cópia, total ou parcial, sem autorização'

4 comentários:

  1. Não sabia dessa importancia achei a matéria magnifica,gratidão

    ResponderExcluir
  2. Então eu costumo lavá-lo com água de chuva e depois colocá-lo sobre uma drusa por algumas horas apenas. Abraços adorei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomando cuidado com os que jamais podem molhar, este é um método muito bom.

      Excluir