Postagem em destaque

Novo site oficial

MUDAMOS A LOJA PARA WWW.BOSQUEDOCERVO.COM E NOSSO COVEM PARA WWW.WICCAALGARD.COM OS TEXTOS AQUI SERÃO MANTIDOS PARA CONSULTAS E TAMBÉM TRANS...

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Purificação dos Cristais

Os Cristais são instrumentos importantíssimos criados pelas mãos habilidosas dos elementais, não somente os da Terra, e gerados no útero da própria Natureza. E com suas energias, vibrações e beleza, assumem um papel tanto físico quanto energético em nossa prática mágica em geral.
Mas como outros instrumentos, merece cuidados apropriados, para que possamos sentir, utilizar e corresponder a essa vibração. 
Vamos tratá-los como as Ervas: Têm grandes variedades, tipos, formas, cores e usos, com algumas não fazemos chá, pois podem ser tóxicas, com outras não azemos incensos e muitas não são tocadas ou consumidas. Cada cristal tem sua forma específica e determinada de usarmos e também de cuidarmos.
Os cuidados com os Cristais podem se resumir em três processos: 
Purificação, Energização e Programação
Neste texto falaremos sobre o primeiro processo.

Purificação, o que é?
A Purificação é uma técnica usada para descarregar energeticamente o cristal e deixá-lo sem interferências de energias externas, apenas com sua própria e natural energia vibracional. Deste modo ele fica de certa forma 'neutro', esperando ser energizado para estar saudável para trabalhar bem sua vibração naturalmente pura e predeterminada pela Natureza.
 
Porque temos que Purificar?
Os Cristais atuam em grande maioria como filtros de energias, seja guardando, transmutando, potencializando, distribuindo e/ou tantas outras formas de se trabalhar energias, logo, parte dessas energias ficam 'presas' em seu interior. Com a Purificação correta, garantimos que o Cristal viva para a eternidade funcionando do modo que foi determinado em sua criação. Caso a limpeza não seja realizada, o Cristal pode fisicamente rachar, quebrar e até mesmo saltar de suas mãos ou mesmo de locais seguros para então cair no chão e dispersar esta energia acumulada. 
Além disso, muito dos cristais que adquirimos passam por inúmeros processos e pessoas até chegar às nossas mãos, portanto é indispensável que retiremos a energia que esses locais, máquinas e pessoas estranhas depositaram, mesmo que sem intenção, em nossos cristais.
 
Com que frequência devemos Purificar?
Isso vai depender do tipo de cristal, mas o ideal é que seja sempre após o uso, principalmente após alguma terapia ou ritos mais densos. 
Em períodos de uma Purificação por Lunação(uma a cada 29 dias pode marcar a Lua Nova como dia de Purificação) quando usado como acessório ou mesmo decoração de ambiente e altares em forma de amuletos. 
Sempre que sentirmos ele pesado energeticamente, quando estão muito carregados e já prontos para rachar, costumam parecer mais pesados que o normal, uma sensação de agonia pode se manifestar em nosso interior nestes momentos.
Qual o melhor momento para Purificar?
Lua Minguante, o melhor momento é o Quarto Minguante, quando a energia da fase esta mais forte.

E por quais meios que podemos Purificar um Cristal?
Ai entra a parte difícil, pois é comum (porém erradíssimo) indicar e usar o Sal-Grosso, Água e outros elementos que podem e vão literalmente matar seu cristal, e em alguns casos há riscos a você também. 
Vamos ver algumas técnicas eficazes de se Purificar um Cristal.
Nos casos abaixo é importante usar os fluxos de energia do nosso corpo no momento da técnica. Utilize de seus exercícios de Visualização para te auxiliarem aqui. 
Quando for colocar o cristal, use sua mão receptiva e quando for recolher use sua mão de poder(geralmente é caracterizada como a mão que usa para escrever).

Terra: Purifica e Energiza. 
O útero dos Cristais. É sem dúvida o mais indicado, o mais sadio e seguro dentre todas as técnicas que podemos usar, além de ser a mais fácil de todas.
Coloque-os em contato com a Terra, você pode enterrar ou somente repousá-los sob uma folha ou na terra do jardim ou mesmo em um vaso de plantas de seu apartamento.
Tempo: Para a primeira purificação o ideal é uma Lunação completa, começando no primeiro dia de Lua Minguante e recolhendo na noite de Lua Cheia. 
Porém em um período de 2 a 6h a Terra já purificou e energizou o cristal com sua vibração natural de maneira bem efetiva.
Riscos: Zero, desde que estejam seguros do Sol e da chuva e longe de crianças e animais.
Obs: Pedras negras devem ser colocadas longe de plantas mais sensíveis como flores.
Indicado para: Todos os tipos de cristais.

Carvão: Purifica. 
Esponja natural. O Carvão é conhecido por absorver impurezas, tanto físicas quando energéticas, agindo como uma esponja. Apenas coloque-os sob o carvão.
Tempo: 6 a 12h já é efetivo.
Riscos: Zero, desde que não use em cristais com muita porosidade.
Obs: Use carvão virgem em pedaços e não em pó.
Indicado para: Cristais não-porosos. (Turmalinas, Rosa do Deserto, Cianitas são porosas)

Cristais Especiais: Purificam e Energizam. 
Assim como no caso da Terra, basta colocá-los junto ao cristal cspecial. 
Estes são Autolimpantes, ou seja, não necessitam de que os purifiquemos.
Os Cristais Especais: Devolvem ao cristal sua vibração correta e natural, tirando as influências energéticas presas neles, como dois imãs colocados próximos, eles alinharão seus campos magnéticos de forma a estarem em sincronia. 
Pode-se guardar estes cristais junto aos outros para mantê-los sempre em bom estado físico e energético. -São ótimos com amuletos-

Dentre eles são:
- Citrino e Ametista: 
De 4 a 12h para completar a purificação e energização. 
Ideal para o grupo dos Quartzos.
-Cuidado com Citrinos dourados ou amarelados, eles são falsos-

- Selenita: 
De 1 a 4h  para completar a purificação e energização. 
Ideal para absolutamente todos os tipos.

- 'Pedra de Rio': 
Aquelas 'pedrinhas' são Quartzos, Jaspes e Ágatas roladas naturalmente por rios e ventos, chamadas também de 'cascalho' ou 'seixo'. Desvalorizadas e pouco desejadas infelizmente, pois são ideais para a purificação e energização de outros cristais e até para plantas e ambientes. 
De 4 a 8h para completar a purificação e energização. 
Ideal para absolutamente todos os tipos.

- Basalto: 
Este somente purifica. Assim como o carvão, ele absorve impurezas. 
De 6 a 12h para completar a purificação. 
Ideal para todos os tipos, sobretudo as de proteção, pedras-negras e mais fortes.

- Concha do Mar e Coral: 
(Não são cristais, mas valem. Ainda contam como mineral sendo constituídas por cálcio sódio e outros).
De 12 a 24h para completar a purificação e energização. 
Ideal para absolutamente todos os tipos. 
Dica: Se tiver uma concha grande, coloque-os dentro e feche a concha como se o cristal fosse uma pérola.

- Círculo de Quartzo: 
Faça um Círculo com Cristais de Quartzos Transparentes, já purificados e energizados, e no centro coloque o Cristal a ser Purificado. 
Programe o Círculo para agir como um aspirador de energias que não pertençam naturalmente ao cristal que esta dentro dele, deixando somente a energia natural, fazendo com que ele fique energizado. 
De 6 a 24h para completar a purificação e energização. 
Ideal para absolutamente todos os tipos.
 
- Drusas e Geodos: 
De qualquer tipo. 
Drusas são cristais que ainda possuem sua raiz de rocha de onde nasceram e sua conexão com a sua Terra de origem não foi 'cortada'. 
Geodos são formações que possuem também as Raízes e também um formato de caverna em seu interior. 
Colocando os cristais acima das drusas ou no interior dos geodos, estamos devolvendo um pouco do contato dele com uma raiz de rocha, o que é ideal para uma purificação e energização. 
De 12 a 48h para completar a purificação e energização. 
Ideal para absolutamente todos os tipos.

Incenso: 
Neste momento, purifica somente. Acenda um incenso ou um ramo de ervas secas com propriedades de banimento e purificação, espere uns momentos para a fumaça envolver o local (melhor no altar). Pegue o cristal com sua mão receptiva(a mão de proteção, por onde recebe energia) e gire o cristal em volta do Incenso por cinco vezes em sentindo anti-horário. Em cada volta você vai visualizar a energia deixando o cristal e indo embora na fumaça e retornando ao universo/natureza, para então ser transmutada. Repouse o cristal em frente ao Incenso e deixe-o ali até que o Incenso acabe.
Risco: Zero, tomando cuidado somente para a mão não tocar na brasa do Incenso.
Obs: Sentido anti-horário porque estamos banindo as energias. Cinco voltas para representação e pedido de purificação pelos 5 elementos. (cuidado com o sentido anti-horário, como estamos no Hemisfério Sul, esse sentido é inverso, acompanhando o sentido do ponteiro do relógio).
Indicado para: Todos os tipos de cristais.
Ervas Indicadas: Pimentas, Mentas, Arruda, Sete-Ervas, Canela, Mirra, Sálvia-Branca, Cedro, Lavanda, Junípero, Olíbano, Copal, Rosas Brancas.

Água: 
Chuva, lago, nascente ou mesmo um aquário natural ou bica e até a torneira de casa. 
Simplesmente lava-se os ccristais pedindo que a água leve todas as impurezas.
Tempo: Alguns minutos.
Risco: Muitos cristais jamais devem ser molhados porque podem ocorrer reações químicas que podem liberar substâncias tóxicas para nós ou se dissolverem facilmente.
Indicado para: Cristais livres de(que não contém) porosidade, metais e/ou substâncias solúveis/reagentes em água. (Pirita é metálica e altamente tóxica, Rosa-do-Deserto é porosa, Hematita é metálica)

Chá: 
Seguindo os cuidados com a água citados acima, prepara-se um chá bem concentrado com Ervas e lava-se o Cristal despejando o chá em cima e deixando que ele leve todas as impurezas com ele, como um banho de descarrego.
Tempo: Alguns minutos.
Risco: Não usar chá quente, o choque de temperatura pode estourar cristais igual a vidros.
Ervas Indicadas: Pimentas, Mentas, Arruda, Sete-Ervas, Canela, Mirra, Sálvia-Branca, Cedro, Lavanda, Junípero, Olíbano, Rosas Brancas.

Pentáculo: 
O pentáculo(de metal, madeira ou mesmo de pedra) ajuda na Purificação e Energização de muitos instrumentos, entre eles, os cristais. 
Basta colocar o cristal dentro ou acima do pentáculo já consagrado e fazer os movimentos do pentagrama(sem o círculo obviamente) em sentido anti-horário em cada uma das pontas com a mão(pode ser usado um Incenso ou o athame).
Tempo: O tempo que durar o incenso.
Risco: Zero
Obs: É legal saber qual o elemento regente do cristal e começar a desenhar os pentagramas em anti-horário a partir dele, isso intensifica a purificação para o tipo de cristal, mas não é regra.

Sal: 
Sal, Sal-Grosso, Sal-Marinho, Sal-Negro, Sal-Rosa do Himalaia...vale pra todos. 
Ele purifica tão intensamente o cristal que vai deixá-los estéreis, ou seja, vai apagar tão forte suas energias e suas memórias de bilhões de anos que vão deixá-los sem função, mortos, sem uso e sem vibração. 
Além deste perigo, existe o risco físico onde o sal pode penetrar o cristal e ir aos poucos, imperceptivelmente corroendo os cristais de dentro para fora, tornando-os frágeis e quebradiços. Superficialmente age como uma lixa que vai riscando e retirando o brilho.
Além disto ocorre os perigos de reações químicas com as substâncias do cristal com as do Sal. 
Risco: Total.
Indicado para: Não indicado para nenhum tipo.


Outras dúvidas recorrentes:
O tamanho do Cristal interfere em seu funcionamento? 
Jamais, desde que bem purificado, energizado e programado, ele pode ser de qualquer tamanho, desde um simples brinco até uma grade rocha. A energia e vibração será a mesma, com mesmos efeitos e intensidade.

Tem diferença entre Bruto, Rolado e Lapidado?
Sim e não, uns foram mais alterados e manipulados que os outros, mas como na resposta acima, desde que bem tratados, não haverá diferenças em questão de energias(ao menos que nos lapidados, usa-se formas ou figuras que podem trabalhar no simbolismo e com direcionamentos específicos de energia).

Outra pessoas podem tocar nos meus Cristais?
Melhor não, são seus e não dessa pessoa. Trate seus cristais como parte de você, uma parte intima de seu corpo, mente e essência. Não é legal deixar que outras pessoas nos toquem e nos passem energias estranhas. Mas se tocarem, nada de desespero, não vai ter que purificar, não vai ter que programar de novo e nem parar de usá-lo(só se a pessoa for realmente o mal encarnado pra deixar energia pesada o suficiente para invalidar seu cristal com o toque).

Cristais Tingidos, Queimados, Banhados e Resinas Sintéticas tem o mesmo valor de um Cristal Natural?
Jamais, estes foram tão alterados em sua forma, essência e componentes que são classificados como ''mortos''. Sua vibração e energia foram perdidas para sempre. E as resinas sintéticas, menos ainda, estas nunca possuíram qualquer energia ou vibração antes. 
-Fica apenas pra decoração e fora do altar-

Sol e Lua são bons para os Cristais?
Sim e não. Depende do cristal e é bom saber antes de tentar.
Cristais podem quebrar e/ou descolorir no Sol, já outros metais e minerais, aguentam bem. Mas tirando essa parte física, é bom observar a energia também, uma pedra com energia Lunar, não iria gostar de um Banho de Sol. E uma com energia solar, não iria gostar de um Banho de Lua. 
Devemos juntar a parte física e energética para sabermos se poderíamos expor ao Sol ou a Lua, por exemplo, um Citrino Natural é um cristal solar, porém por ser um cristal, perderia fácil sua coloração amarelada ao Sol, logo não devemos expô-lo ao Sol, mesmo tendo uma energia solar.

Fiquem ligados que logo mais tem sobre Energização e depois sobre Programação. Além de dicas e listinhas bacanas de Cristais que devemos ter sempre á mão.

11 comentários:

  1. Não sabia dessa importancia achei a matéria magnifica,gratidão

    ResponderExcluir
  2. Então eu costumo lavá-lo com água de chuva e depois colocá-lo sobre uma drusa por algumas horas apenas. Abraços adorei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomando cuidado com os que jamais podem molhar, este é um método muito bom.

      Excluir
  3. Olá! Uma dúvida, drusas também precisam de limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todas as formas precisam de limpeza, mesmo as que são autolimpantes precisam as vezes de uma ajudinha de nossa parte.

      Excluir
  4. Estou amando o site. É a primeira vez que consigo encontrar respostas em um único site.
    Simples tá tudo aqui, tudo junto com muita elegância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo e que de alguma te ajudamos a conhecer mais.

      Excluir
  5. Lave meys cristais com agua e sal...tenho que comprar outros?

    ResponderExcluir
  6. Deixei meus cristais na agua com sal grosso o que devo fazer agora para purificar e energizar eles

    ResponderExcluir

Instagram

Postagens mais visitadas