Postagem em destaque

Novo site oficial

MUDAMOS A LOJA PARA WWW.BOSQUEDOCERVO.COM E NOSSO COVEM PARA WWW.WICCAALGARD.COM OS TEXTOS AQUI SERÃO MANTIDOS PARA CONSULTAS E TAMBÉM TRANS...

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Hécate

Nomes: Perseia, Hécate, Hekate, Ἑκάτη(Hekátē) e Ἑκάτα(Hekáta)
Protetora dos Partos, Senhora das Trevas e Rainha das Bruxas
Associações: Deusa da Magia, Bruxaria, do Oculto e dos Mortos
Origem: Trácia(pré-olímpica)
Panteão: Grego
Sincretismo: Harek, Diana Trivia, Isis, Perséfone e Ártemis
Progenitores: Perses e Astéria(Titãs) / Zeus e Hera posteriormente
Consorte: Hernes e amantes
Filhos: Circe, Pã, Museos e Cila
Símbolos: Tocha, Labirinto, Chave, Corda, Athame e Vassoura-de-Bruxa
Cores: Preto, tons de Azul e Violeta
Animais: Cães, Cavalos, Javalis, Serpentes e Corujas
Ervas: Alho, Teixo, Abeto, Salgueiro e Vimeiro
Cristais: Ônix-Negro, Turmalina-Negra, Esmeralda, Obsidiana-Negra, Cianita-Negra e Azeviche
Domínios: Submundo, Encruzilhadas e Estradas, Mares, Noites e Lares e Partos.
Dias: Todo dia 29 e 13 de Agosto, também em 31 de Outubro, aqui no Hemisfério Sul podemos associar o dia 1º de Maio também.
Festival: Deipnon, a Ceia de Hécate dia 13 de Agosto na Grécia e em Roma para Diana.
Hécate, a Rainha das Bruxas
Rainha da Lua, das Sombras, do Submundo e da Magia, Hécate é adorada pelas Bruxas desde tempos antigos, carregava o nome de Perseia. Filha dos Titãs da Luz Perses e Astéria, nasceu com a iluminação, simbolizada pela tocha em chamas em suas mãos. Participou da guerra com os olimpianos contra os gigantes e posteriormente foi absorvida pelo panteão grego e também pelo romano, assim com seus pais, tornando-os Zeus e Hera. 
Habita o submundo ao lado dos deuses Hades e Perséfone e ao lado das divindades Tanatos que governa a Morte, Hipnos que trás o Sono e Morfeu o tecedor de Sonhos. 
Ao longo do caminho para a entrada do submundo, o Lago Averno formado dentro da cratera de um vulcão onde hoje é a região da Campânia na Itália, encontramos árvores que são consagradas à Hécate, usadas para deixar oferendas, pedidos e para enviar mensagens aos mortos.
Outro costume era o de viajantes oferecerem uma pequena ceia em encruzilhadas pedindo que Hécate mostre-lhes a direção certa e proteja seu caminho. A oferta era deixada e o viajante seguia seu caminho sem olhar para trás. Mulheres grávidas faziam algo parecido oferecendo pães e carne vermelha ou peixes em troca de um parto seguro e uma criança saudável. Toda véspera de Lua Cheia era deixado também uma ceia pedindo para que as tempestades fossem afastada dos pastos e plantações.
Hécate e Perséfone podemos entender serem dois lados opostos de uma mesma moeda. Perséfone trás a vida e aquece a mundo, floresce a primavera e frutifica as árvores, já Hécate fica responsável pelas colheitas desses frutos, pelo frio da noite e pelos animais noturnos e marinhos. Estão sempre se equilibrando e convivendo.
Hécate é vista como uma Deusa-Tripla, carregando três faces e personalidades independentes, a de virgem, mãe e anciã, as três fases da vida de uma mulher, representada atualmente pela Lua Tripla, Crescente, Cheia e Minguante, mas sendo a Lua Nova e Negra, as Luas invisíveis, suas melhores representantes. Para os romanos ela era a face dominante da tripla Diana, Perséfone e Hécate e para os gregos Ártemis, Perséfone e Hécate.
Essa tripla face as vezes se apresentava em formas de animais e muitas vezes na forma de cães, caçadores viam a misteriosa deusa liderando matilhas de cães fantasmas ou sombrios. As vezes acompanhada por Hernes com o qual tem uns romances momentâneos. 
No dia 13 de Agosto é festejado o Deipnon na Grécia, a Ceia de Hécate é uma oferta de paz com os mortos que buscam algum tipo de vingança ou simplesmente para que possam encontrar o caminho do submundo sem demora. 
Era um momento de expiação e purificação, qualquer ofensa ou desrespeito aos deuses era retirado com uma oferta de um cão para Hécate, os membros da família tocavam o cão para passar-lhe os pecados e então eram purificados. O cachorro era sacrificado e em suas tripas era realizado uma leitura oracular para confirmar o ato.
Os alimentos mais comuns eram carne, peixes, cabeças de alho, cebolas, ovos crus e pães ou bolos, oferecidos nas estradas e encruzilhadas e deixando o local sem olhar para trás ou sob altares nas portas das casas nessa noite, fechando a porta e só abrindo depois da alvorada.
Evocação à Hécate
Hail, poderosa Hécate, Senhora das sombras!

Deusa das Bruxas e dos conhecimentos ocultos
eu evoco sua presença nesse círculo sagrado.

Não importa o caminho que percorra
todos me levarão seguro à tua chama sagrada.

É o início e o fim da estrada
fazendo o parto e recolhendo as almas

Mulher que lidera as matilhas e uiva para a lua
é sua a minha devoção e respeito.

Ilumine-me agora com a verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas